Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

FEIRA DE SANTANA é a fábrica de sucessos da música brasileira

"Ai se eu te pego" e "Balada Boa" têm alguns pontos em comum além de serem dois dos maiores sucessos da música brasileira nos últimos tempos. Ambas são interpretadas por jovens cantores sertanejos, Michel Teló e Gusttavo Lima. As letras das duas falam do mesmo tema: balada. E ambas, antes de estourarem no Brasil inteiro, ficaram famosas no Nordeste em gravações da banda Garota Safada.
Mas as coincidências não param por aí. Tanto "Ai Se eu Te Pego" quanto "Balada Boa" possuem uma origem comum: Feira de Santana, cidade de quase 700 mil habitantes na Bahia, a 100 quilômetros de Salvador.
As duas foram compostas por músicos da cidade - "Ai Se Eu Te Pego", por Antonio Dyggs; "Balada Boa", por Cassio Sampaio. E, antes de estourarem no restante do país, ficaram conhecidas por lá.
Apesar de viverem na mesma cidade, os dois hitmakers só se conheceram depois que suas composições ficaram famosas. "Às vezes a gente se encontra para conversar e mostrar músicas um para o outro", conta Cassio. Até o momento, eles ainda não fizeram nenhuma canção juntos. "Mas quem sabe, no futuro, aparece alguma parceria nossa."
"Balada Boa" surgiu há pouco mais de um ano. Assim que terminou a música, Cassio Sampaio pensou em oferecê-la a uma banda de axé - sua primeira opção era o Jammil e uma Noites. Mas a canção terminou nas mãos de um grupo de forró, o Estakazero. Depois, ela foi gravada pelo Aviões do Forró e pelo Garota Safada. "Foi aí que estourou no Nordeste todo", conta o autor.
Cassio não sabe como a música chegou aos ouvidos de Gusttavo Lima. "Ouvi dizer até que ele não gosta de 'Balada', que só gravou porque foi obrigado", diz. Gostando ou não, Gusttavo mudou a vida de Cassio. Tanto que ele agora pensa em largar o emprego de bancário para viver de composições. "O telefone não para de tocar com gente pedindo música", revela.
A próxima aposta de Cassio é "O Pegador". "Na faculdade eu peguei mais de cem / No Facebook eu arrebento também / Agora é você na minha fita / Vem pro chenheheim", diz a letra. Segundo o autor, a canção já é sucesso no Kabanas. E também acaba de ser gravada pelo Garota Safada (ouça ao lado). "O Aviões do Forró também está interessado", garante.
Laboratório
Antonio Dyggs, além de compositor, é dono do Kabanas Music Bar, uma das principais casas noturnas de Feira de Santana. É também empresário da banda Meninos de Seu Zeh, grupo que começou a tocar "Ai Se Eu Te Pego" em 2008. "Eu costumo dizer que o Kabanas é o meu laboratório. Se o público de lá gosta de uma música, então o Brasil inteiro vai gostar", explica o autor.
Dyggs escreveu "Ai Se Eu Te Pego" após uma viagem a Porto Seguro, no litoral da Bahia, em 2007. Lá, ele ouviu o "Funk do Nossa", cantado por Sharon Acioly, animadora do Axé Moi (um palco montado na praia de Porto Seguro). Na época, a música se resumia ao refrão "Nossa, assim você me mata / Ai, ai se eu te pego". Dyggs então entrou em contato com Sharon e escreveu o restante da canção.
A letra original é diferente da versão de Teló. "Ao invés de 'sábado na balada', nós cantávamos 'sábado no Kabanas'", explica Dyggs, referindo-se a sua casa noturna.
O ritmo também era diferente: em vez de sertanejo universitário, forró. "Com os Meninos de Seu Zeh, a música ficou conhecida em Feira de Santana. Com o Michel Teló, é famosa no mundo inteiro", diz.
Dyggs não revela quanto já ganhou com "Ai Se Eu Te Pego" ("As pessoas acham que eu fiquei rico, mas estou bem longe disso", afirma), mas reconhece que também passou a ser mais procurado por artistas atrás de sucessos em potencial. Sua mais recente composição é "Adoro", gravada no final de 2011 pelo grupo Colher de Pau.

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/feira-de-santana-e-a-fabrica-de-sucessos-da-musica-brasileira/n1597607876838.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário